Projeto europeu de adaptação às alterações climáticas com ações no Baixo Alentejo

Alterações Climáticas 2

O Baixo Alentejo é uma das regiões da Europa onde vão ser dinamizadas ações no âmbito do projeto “RESIST – Regions for climate change resilience through Innovation, Science and Technology”.

A iniciativa conta com a participação de 56 parceiros de 15 países, entre os quais a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), e representa um investimento total de 26 milhões de euros, dos quais “mais de 5,6 milhões de euros para Portugal.

Segundo a CIMBAL, o projeto “RESIST”, apresentado na passada semana em Coimbra, visa “acelerar a transformação e aumentar a capacidade de adaptação de 12 regiões europeias vulneráveis às alterações climáticas”.

Nesse sentido, a iniciativa, coordenada pelo SINTEF em colaboração com o INOVA+, apoiará 12 regiões da União Europeia “nos seus esforços de promover a resiliência contra os impactos das alterações”.

Como “regiões pioneiras” surgem o Sudoeste da Finlândia, a Dinamarca Central, a Catalunha (Espanha) e o Centro de Portugal, onde serão testadas “soluções de adaptação para os principais desafios relacionados com o clima”.

A CIMBAL acrescenta que cada uma dessas quatro regiões “será́ geminada com duas outras regiões com características biofísicas semelhantes”, caso do Baixo Alentejo, que juntamente com Puglia (Itália) será geminado com a região da Catalunha.

Opinião

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima