Fazer com que os alunos do concelho se tornem “mais conscientes e sensibilizados para a região onde vivem e para a importância e singularidade dos seus valores naturais” é um dos objetivos do roteiro “Mira a Terra”, projeto de ciência que vai ser promovido nas escolas de Odemira.
Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal, através do Grupo de Ciências Experimentais e Território do Projeto OdeTE – Odemira Território Educativo.
Segundo a autarquia, o projeto “consiste na oferta organizada de atividades lúdico-didáticas para aprendizagem das áreas científicas fora do contexto formal de sala de aula e para a promoção da ligação dos alunos ao território”.
As atividades, “gratuitas e organizadas por área temática, local de intervenção e ciclo de ensino”, irão “proporcionar uma grande diversidade de experiências e igualdade de oportunidades aos alunos do concelho, ao longo do seu percurso escolar”.
“Pretende-se que os alunos relacionem os conteúdos teóricos com a realidade envolvente, ao mesmo tempo que se tornam mais conscientes e sensibilizados para a região onde vivem e para a importância e singularidade dos seus valores naturais”, frisa a autarquia odemirense.
Nesse sentido, o município vai disponibilizar apoio logístico associado ao agendamento das atividades incluídas no roteiro, “nomeadamente a disponibilização de transportes”, sendo que os docentes das escolas do concelho podem efetuar as inscrições para as atividades até dia 15 de fevereiro, através do portal Odemira Território Educativo (em http://odemiraterritorioeducativo.cm-odemira.pt).
A Câmara de Odemira explica que as 23 atividades disponíveis “estão adaptadas aos programas curriculares e organizadas por ciclo de ensino, do pré-escolar ao secundário e profissional, em articulação com várias entidades parceiras”.
A autarquia acrescenta que estas atividades estão classificadas “em três grandes áreas temáticas”, nomeadamente “Aplicação da ciência nas atividades económicas e sociais”, “Explorar o território e os seus valores naturais” e “Conservação da natureza e a educação ambiental”, que serão desenvolvidas de acordo com o local de intervenção, ou seja, “Descobrir Odemira”, “Conhecer o País” e “A Ciência vai à Escola”.