Projeto da CIMBAL incentiva aprendizagem da leitura

O Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL) do Instituto Politécnico do Porto promoveu recentemente um “périplo” pelos agrupamentos de escolas do Baixo Alentejo, reunindo localmente, com diretores, professores titulares de turma, mediadores e técnicos.

A iniciativa decorreu no âmbito do projeto “+ Sucesso Educativo para o Baixo Alentejo”, da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), que em comunicado enviado ao “CA” explica que o CiiL “concentra a sua atividade ao nível da investigação dos processos neurocognitivos e intervém na promoção das competências pré-leitoras e leitoras”.

O objetivo, acrescenta a mesma fonte, é contribuir para o “sucesso na aprendizagem inicial da leitura e da escrita, assumindo-se como uma mais-valia no combate ao insucesso escolar”.

Nesse âmbito, a ação do CiiL no Baixo Alentejo será “essencialmente” direcionada aos alunos dos cinco anos do ensino pré-escolar e do primeiro e segundo anos de escolaridade do primeiro ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo “promover precocemente o sucesso na aprendizagem da leitura”.

As visitas dos técnicos da CiiL às escolas da região visaram “promover momentos de partilha, trocar experiências, esclarecer dúvidas e conhecer o ambiente em que as atividades são desenvolvidas”, revela a CIMBAL.

A mesma fonte acrescenta que no presente ano letivo de 2021-2022 estão envolvidos no projeto cerca de 255 alunos de 14 agrupamentos de escolas da região e 20 mediadores/professores.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima