Produção de frutos secos em Portugal com “gestão eficiente” da água

Frutos secos - II Congresso Portugal NUTS 2023

Os produtores de frutos secos em Portugal fazem uma gestão “eficiente” da água, gastando “menos 30 a 40%” do que os seus homólogos nos Estados Unidos (EUA), revela um estudo da associação Portugal Nuts.

“Há realmente uma boa eficiência no uso da água e esta cultura, além de muito bem adaptada às condições de clima e de solo que temos na região do Alqueva, tem um uso eficiente da água”, diz ao “CA” o presidente da Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos, Tiago Costa.

Segundo o dirigente, esta é uma das conclusões do estudo “Necessidades hídricas das culturas de frutos secos nas principais zonas de produção”, apresentado na manhã desta terça-feira, 9, em Beja, no II Congresso da Portugal Nuts.

De acordo com Tiago Costa, o estudo, desenvolvido em parceria com a Real Academia de Ingeneria de Madrid (Espanha), demonstra que os frutos secos são, em Portugal, “uma cultura muito eficiente e que, com a tecnologia utilizada, acrescenta muito valor à utilização de um recurso escasso” como a água.

“É uma das culturas que utiliza a água de uma forma muito eficiente e que nos permitirá ser não apenas autossuficientes, mas também acrescentar valor à balança comercial”, frisa.

O presidente da Portugal Nuts, associação que representa 50 produtores e processadores de todo o país, acrescenta que a produção de frutos secos em Portugal consome menos “30 a 40% da água” consumida nos EUA, mercado de referência neste setor.

Para Tiago Costa, esta realidade faz com que a produção de frutos secos em Portugal seja “mais sustentável a todos os níveis”, tendo em simultâneo uma menor pegada carbónica quando comparada com outros mercados produtores.

“Na Europa somos deficitários em todos os frutos secos, em especial na amêndoa, na sua maior parte importada dos EUA ou da Austrália. No fundo, estamos a trazer produto com uma pegada carbónica bastante longa para nosso consumo”, reforça.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima