Portugal produz o azeite com melhor qualidade do mundo

Azeite 1

Um estudo da associação OLIVUM, com sede em Beja, indica que Portugal é o país do mundo que produz azeite “de melhor qualidade”, devido “às melhorias significativas nas infraestruturas e práticas de produção”.

De acordo com o estudo realizado pelo consórcio Consulai e Juan Vilar Consultores Estratégicos para a OLIVUM – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal – OLIVUM, as melhorias introduzidas no processo produtivo “permitiram que, em 2022, 98% do azeite português fosse classificado como Virgem ou Virgem Extra”.

O estudo adianta igualmente que Portugal “será o terceiro maior país produtor de azeite do mundo, dentro de aproximadamente dois anos”.

“Portugal é hoje um dos líderes internacionais nesta indústria: tem oito dos dez lagares do mundo que processam um maior volume de azeitona e três dos cinco lagares mais avançados em termos tecnológicos”, destaca Susana Sassetti, diretora-executiva da OLIVUM.

Esta responsável acrescenta que estes resultados são fruto do compromisso dos olivicultores “com a inovação e modernização que, aliadas à valorização e proteção da biodiversidade e adoção de boas-práticas sustentáveis”, têm colocado Portugal “numa posição de liderança a nível mundial”.

Opinião

Carlos Pinto

5 de Julho, 2024

O salário dos políticos

Napoleão Mira

5 de Julho, 2024

Avô Montes

Carlos Pinto

21 de Junho, 2024

O Segredo de justiça existe?

Vitor Encarnação

21 de Junho, 2024

Solidão

Carlos Pinto

7 de Junho, 2024

O problema da imigração

Napoleão Mira

7 de Junho, 2024

Mestre Vargas, Um Barbeiro Invulgar

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima