Parque Mineiro de Aljustrel com muitas atividades e projetos para 2025

Depois de um primeiro ano de atividade muito positivo, o Parque Mineiro de Aljustrel (PMA) contará com diversas iniciativas direcionadas para vários públicos em 2025, a par das visitas de turistas.

Já em janeiro estão previstas visitas de turmas do terceiro e quarto ano do ensino básico relacionadas com a utilização e elaboração de lanternas, enquanto em fevereiro terá lugar uma tertúlia noturna com antigos e atuais mineiros.

Um peddy paper na zona de Algares é a proposta para o mês de março, ao passo que em abril vai decorrer as iniciativas “Geólogo por um dia” (dia 8) e “Mineiro por um dia) 10), assim como uma visita noturna ao PMA (11) e o evento “Dançando na Galeria do Piso 30” (19). E a 18 de maio o Centro de Receção e Interpretação do PMA recebe a iniciativa “Noite no Museu”.

Para o mês de junho está prevista mais uma edição da ação “Geólogo por um dia” e a presença do PMA na Feira do Campo Alentejano, em Aljustrel, sendo que em julho a infraestrutura irá ser palco do evento “Quartas à Noite”, com grupos de cantares do concelho, da iniciativa “Mineiro por um dia”.

Em agosto o Parque Mineiro continuará a receber o evento “Quartas à Noite”, além de uma noite de cinema em Algares, enquanto em setembro um grupo de escuteiros será convidado a acampar na zona da antiga mina de Algares.

Para outubro está prevista uma visita guiada à Galeria do Piso 30 e aos laboratórios e litoteca do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG), ao passo que em novembro irá realizar-se uma Noite de Fados na Central de Compressores e mais uma edição do evento “Mineiro por um dia”.

Por fim, em dezembro de 2025, terão lugar as comemorações do segundo aniversário do PMA.

No próximo ano, a Câmara de Aljustrel conta ainda desenvolver e implementar projetos como a adaptação de um ramal ferroviário para fins turísticos e a criação do Núcleo Museológico da Ferrovia, a melhoria das acessibilidades da Casa do Mineiro, no bairro de Val D’Oca, a aquisição de carrinhas elétricas para o PMA ou a dinamização da exposição “Recursos Naturais e Geológicos do Alentejo”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima