Dois produtores portugueses, um italiano, um espanhol e um argentino foram os grandes vencedores da 11ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, promovido pela ACOS – Agricultores do Sul, com o apoio da Casa do Azeite e o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.
O certame, que decorre no âmbito da edição de 2022 da Ovibeja, que se realiza em Beja de 21 a 25 de abril, recebeu este ano cerca de uma centena de azeites de 11 nacionalidades diferentes.
Os membros do júri, presidido por José Gouveia, atribuíram o primeiro prémio na categoria “Frutado Maduro” ao azeite da Casa Agrícola Roboredo Madeira (Portugal), enquanto o azeite da ACUSHLA, S.A. (Portugal), venceu na categoria “Frutado Verde Ligeiro”.
O produtor italiano Sabino Leone triunfou na categoria “Frutado Verde Médio” e o espanhol SCA Olivarera la Purísima na vertente dos azeites “Frutado Verde Intenso”.
Finalmente, na nova categoria para azeites do hemisfério sul, o primeiro prémio foi para o Establecimiento Olivum, S.A., da Argentina.