Mais de uma centena de expositores vão marcar presença na 16ª edição da Feira do Porco Alentejano, que arranca esta sexta-feira, 22, em Ourique para valorizar uma fileira “muito importante” na economia deste concelho.
O certame é organizado pela Câmara de Ourique, em parceria com a Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA), sendo esperados “milhares de visitantes até domingo”, diz ao “CA” o autarca Marcelo Guerreiro.
“As expectativa é a maior e esperamos que seja um grande evento e um grande momento de afirmação de Ourique como ‘capital do porco alentejano’, com muito público e milhares de visitantes”, frisa o eleito.
O presidente da Câmara de Ourique reconhec ainda que a fileira do porco alentejano “é muito importante para a economia local”.
“Por isso, continuamos a promover a agropecuária do nosso concelho, de forma a criarmos dinâmica económica no nosso território”, reforça.
A 16ª edição da Feira do Porco Alentejano arranca nesta sexta-feira, 22, às 9h30, com o seminário “Sistemas silvopastoris de sequeiro do Baixo Alentejo: que futuro?”.
Para as 12h00 está prevista a apresentação oficial do IV Congresso Luso-Espanhol da Pecuária Extensiva e do Desenvolvimento Rural, que vai decorrer em Ourique nos dias 14 e 15 de novembro deste ano, numa organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul em conjunto com a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, as Cooperativas Agroalimentares de Espanha e a Federação dos Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira.
A inauguração oficial do certame está depois agendado para as 16h30, momento que, além do ‘Presunto de Honra’, incluirá a atuação do Grupo Coral Infantil do Concelho de Ourique.
Ao longo dos três dias a música é um dos destaques da feira, com os concertos de Nuno Ribeiro (sexta-feira, 22) e Expensive Soul (sábado, 23), ambos às 23h30, e de Cláudia Martins & Minhotos Marotos (domingo, 24), pelas 17h30.
O programa inclui ainda o III Concurso de Linguiças Caseiras e o tradicional Concurso de Grunhidos.
Ao longo dos três dias, a Feira do Porco Alentejano em Ourique contará igualmente com cante alentejano, uma exposição pecuária da raça, diversões infantis, animação de rua, showcookings e sorteios de presuntos.
Alpiarça, no distrito de Santarém, é o município convidado do certame em 2024, por partilhar com Ourique “uma forte ligação aos trabalhos dos campos e à produção agrícola de qualidade”, revelou a câmara municipal em comunicado.