Ourique. Concurso de linguiças caseiras na Feira do Porco Alentejano

Dinamizar o fabrico artesanal e motivar o respeito “pelo modo tradicional de produção” são dois dos objetivos da primeira edição do Concurso de Linguiças Caseiras, promovido no âmbito da Feira do Porco Alentejano, em Ourique.

O evento está de regresso em 2022, depois de dois anos de ausência devido à Covid-19, numa organização da Câmara de Ourique em conjunto com a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA).

Uma das novidades é o I  Concurso de Linguiças Caseiras, que, segundo a autarquia, “visa promover o fabrico artesanal, como produto oriundo da nossa região, evidenciando a técnica utilizada e passada entre gerações”.

A iniciativa pretende ainda manter “a tradição da manufatura de enchidos de forma manual, como forma de motivar o respeito pelo modo tradicional de produção, receitas e ingredientes genuínos que permitam manter a qualidade” dos produtos locais.

Nesse sentido, o concurso está aberto “a qualquer indivíduo que seja fabricante caseiro de linguiças, não sendo aceites produtos procedentes de estabelecimentos comerciais”.

As inscrições decorrem até ao dia 20 de março, sendo que as amostras de linguiças caseiras a concurso devem ser enviadas ou entregues até dia 22 de março na Câmara Municipal.

Segundo a autarquia, o júri do concurso será composto por provadores de enchidos do sul de Portugal, por provadores-peritos de presuntos e paletas de porco alentejano com nome qualificado e por outros convidados “conhecedores do produto em causa”.

Os vencedores serão revelados no dia 27 de março (domingo), pelas 16h30, durante a Feira do Porco Alentejano 2022.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima