A Câmara de Ourique aprovou a concessão de um total de 30 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o ensino superior no ano lectivo de 2020-2021, num investimento total de 30 mil euros.
De acordo com a autarquia, as bolsas aprovadas correspondem a um valor mensal de 100 euros por aluno durante os 10 meses do ano lectivo, “o que totaliza um investimento municipal de 30 mil euros.
Para o presidente da Câmara Municipal, “a qualificação formativa das crianças e dos jovens é uma poderosa ferramenta de combate às desigualdades e de promoção de oportunidades de realização pessoal e profissional com benefícios para os territórios”.
Nesse sentido, “há muito que o Município de Ourique integra no amplo conjunto de apoios sociais, a atribuição de bolsas de estudo destinadas aos jovens que, sendo oriundos de Ourique, estão a concretizar estudos académicos em estabelecimentos de ensino superior”, acrescenta Marcelo Guerreiro.
Na opinião do autarca ouriquense, num tempo “exigente e complexo, com fortes limitações para as dinâmicas que existiam e para as famílias”, como o actual, as bolsas para os estudantes do ensino superior são “uma iniciativa de justiça social do Município de Ourique que apoia as famílias e os jovens na prossecução dos seus estudos”.