Orquestra Clássica nasce em Almodôvar

Orquestra Clássica

A manhã do passado sábado, 2 de Fevereiro, marcou o arranque do novo (e ambicioso) projecto da Almovimento-Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Almodôvar: a Orquestra Clássica. A ideia de criar uma Orquestra Clássica em Almodôvar nasceu do maestro Ricardo Carvalho, que apresentou o projecto à direcção da Almovimento, que de imediato o acolheu.
“Desde que nasceu que a Almovimento se comprometeu em fazer nascer actividades novas que não existam na nossa terra e na nossa região. E uma orquestra clássica não existia nem em Almodôvar e nem no Alentejo”, revela ao “CA” o presidente da associação almodovarense.
De acordo com Manuel Martins, com a criação da Orquestra Clássica de Almodôvar a Almovimento pretende “dar oportunidade a todos estes jovens e adultos de se juntarem” e “fazerem o que mais gostam”. Além do mais, recorda, não existia nada do género na região. “E para a Almovimento, o que não existe em Almodôvar faz falta”, acrescenta.
Ricardo Carvalho, maestro no Pólo de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA), é o regente da nova orquestra, que conta com vários músicos de diversas idades dos concelhos de Almodôvar e Castro Verde. Os mais novos são, na sua maioria, estudantes no CRBA.
O primeiro ensaio da nova Orquestra Clássica de Almodôvar foi bastante satisfatório, mas ainda há um longo caminho a percorrer até ao primeiro espectáculo, previsto para Junho ou Julho, em Almodôvar. Depois, a Almovimento conta dar a conhecer o novo projecto também em Castro Verde, através de mais um concerto.
A par da Orquestra Clássica, a Almovimento pretende igualmente “abrir a Escola de Música de Almodôvar para todas as pessoas que queiram aprender a tocar um instrumento” musical, adianta Manuel Martins.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima