“Orçamento Participativo” regressa em Castro Verde

A Câmara de Castro Verde promove, a partir de 1 de Maio, a terceira edição do “Orçamento Participativo” (OP), que desafia a população a propor e decidir “as obras que querem ver realizadas no concelho”.

Segundo a autarquia, a iniciativa tem como objetivos “aproximar os munícipes das políticas públicas municipais através da recolha e integração de propostas de utilidade coletiva no orçamento municipal para o próximo ano”.

Este ano o OP de Castro Verde tem como novidade um aumento na sua dotação total, que passou para 50.000 euros, sendo metade desse valor destinada a projetos “promovidos exclusivamente nas freguesias rurais do concelho, incluindo Casével”.

A apresentação de propostas decorre de 1 de maio a 30 de Junho, através da plataforma online, disponível em https://op.cm-castroverde.pt, ou em papel através do preenchimento do formulário.

As propostas podem incidir sobre as áreas do  Espaço Público; Espaços Verdes; Higiene Urbana; Cultura e Desporto; Acão Social e Saúde; Educação e Juventude; Modernização Administrativa; Trânsito, Infraestruturas e Mobilidade; Turismo e Desenvolvimento Económico; Ambiente; Segurança e Proteção Civil.

A Câmara de Castro Verde adianta que o OP destina-se a todo os cidadãos, com idade igual ou superior a 16 anos, estudantes, residentes ou recenseados no concelho.

A autarquia recorda ainda que, na edição do ano passado, o OP “registou um total de 671 participantes inscritos e 340 votos, distribuídos por 15 propostas em áreas como ambiente, espaço público, educação, higiene urbana, cultura e desporto”.

“Apesar do quadro de pandemia, a edição anterior ficou marcada pela relevante adesão da população de todo o concelho, tanto ao nível da apresentação de propostas (22 apresentadas), como ao nível da votação (138 via sms/ 126 votos online /76 votos presenciais), o que permitiu à Câmara Municipal de Castro Verde traçar uma avaliação positiva, revelando cidadãos ativos e empenhados na vida do seu concelho”, conclui a edilidade.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima