São 14 as propostas candidatas à edição deste ano do “Orçamento Participativo” (OP) da Câmara de Odemira que vão estar em votação ao longo deste mês de novembro.
Segundo a autarquia, nove das propostas são referentes ao OP Municipal e as restantes cinco para os processos das freguesias, sendo que a votação decorrerá em simultâneo, podendo votar todos os cidadãos com idade superior a 14 anos, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.
A votação pode ser concretizada online, através da página www.op.cm-odemira.pt, por SMS (gratuito), de forma presencial no Balcão Único do Município, ou nas sedes das Juntas de Freguesia.
Na sua 12ª edição, o OP da Câmara de Odemira tem, na variante Municipal, um valor global de 300 mil euros, com um montante máximo de 75 mil euros por proposta.
Para promoção da coesão territorial, o município garante ainda a implementação de pelo menos um projeto, “o mais votado”, numa freguesia com menos de 1.500 habitantes.
Dinamizado consecutivamente desde 2011, o OP de Odemira é o mais antigo ininterrupto processo participativo do país, “assente em fatores positivos e construtivos, baseados em princípios de proximidade, transparência e cidadania participativa”, observa a autarquia.