Três propostas de investimento público apresentadas pela população vão ser incluídas no orçamento da Câmara de Beja em 2023, depois de terem sido as vencedoras da primeira edição do “Orçamento Participativo” (OP) promovido pela autarquia.
A votação nas nove propostas selecionadas por parte da população decorreu ao longo do mês de junho, com os projetos de requalificação e ampliação das hortas comunitárias na freguesia de Salvador e Santa Maria da Feira, de construção de um polidesportivo descoberto na freguesia de Beringel e “Ares de Beja” a serem os mais votados.
O OP de Beja teve um total de 169 votos apurados e as propostas mais votadas, após elaboração dos projetos, serão inseridas no Orçamento e Opções do Plano do município para o ano de 2023.
Recorde-se que a Câmara de Beja investirá, nos três projetos vencedores, um total de até 150 mil euros, no máximo de 50 mil euros por projeto.
A dotação da iniciativa é assegurada pelo montante relativo a 7,5% do IVA cobrado no concelho nas áreas da alimentação, restauração, gás, eletricidade e comunicações e que é transferido para a autarquia pelo Estado, no âmbito da Lei das Finanças Locais.