A operação de testagem à Covid-19 no concelho de Odemira é alargada a toda a população e empresas a partir desta segunda-feira, 12, com os testes a serem realizados, de forma gratuita e por marcação prévia, no Centro de Testagem instalado no Mercado Municipal da vila.
Segundo a autarquia, nesta segunda-feira, 12, as marcações poderão ser efectuadas entre as 13h00 e as 18h00, sendo que entre os dias 13 e 23 de abril o Centro de Testagem funcionará das 9h00 às 18h00, com excepção do fim-de-semana.
A mesma fonte acrescenta que todos os interessados, entre população residente e atividades económicas, devem efectuar a sua prévia marcação para realização do teste à Covid-19, através do site app.testescovidcvp.pt ou da Proteção Civil de Odemira, através do contacto 283 320 900.
Recorde-se que, pelo facto de Odemira se incluir, nesta fase, no grupo de concelhos com maior taxa de incidência cumulativa a 14 dias da doença Covid-19, está a decorrer no concelho uma ação de testagem alargada, através de centros fixos e móveis, por forma a abranger o máximo de população possível.
A operação de testagem teve início no dia 5 de abril e, numa primeira fase, decorreu nas empresas de atividade agrícola, tendo sido realizados cerca de 5.000 testes a cidadãos nacionais e migrantes.
A testagem irá abranger também os serviços municipais essenciais, designadamente os serviços de abastecimento de água e de águas residuais, de recolha e de gestão de resíduos, de transportes e de protecção civil.
A operacionalização da testagem resulta de uma estreita articulação entre a Autoridade Local de Saúde, Unidade de Saúde Pública/Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Administração Regional de Saúde do Alentejo, Câmara de Odemira e Serviço Municipal de Proteção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa e de associações e entidades locais e regionais.