Odemira promove voluntariado jovem internacional

Juventude - Intercâmbio

A Câmara de Odemira tem um novo projeto de voluntariado jovem internacional, para “estimular a cidadania ativa” entre os seus residentes mais novos, despertando-lhes “a consciência” para questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental ou as tradições e cultura local.

O novo projeto de voluntariado jovem internacional coordenado pela autarquia odemirense tem como tema “Regenerar Odemira 2” e é promovido no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade – Erasmus+ / Juventude em Ação, estando avaliado em 163.524 euros.

Fonte municipal adianta ao “CA” que o projeto “prevê a mobilidade de 16 jovens em 2023, com idades entre os 18 e os 30 anos, residentes ou naturais do concelho”.

Nesse sentido, Odemira vai receber 10 jovens voluntários internacionais, “em voluntariado de longa duração (por 12 meses)”, enquanto quatro jovens odemirenses “poderão participar em projetos na Eslovénia e em França, em voluntariado de curta duração, a decorrer durante o verão de 2023”.

O projeto contempla também a oportunidade para dois jovens do concelho realizarem voluntariado internacional de longa duração, “num projeto à sua escolha”, revela a Câmara Municipal.

As inscrições para o programa podem ser feitas através da página do município na Internet, em www.cm-odemira.pt, sendo que as oportunidades de voluntariado internacional continuarão no verão de 2024, “com o envio de seis jovens odemirenses para projetos de voluntariado de curta duração”.

De acordo com a autarquia, “Regenerar Odemira 2” é o quinto projeto da Câmara Municipal “submetido e aprovado no âmbito dos programas de voluntariado internacional”.

Em 2023, o município conta com a parceria da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, Clara Lab – Center for Rural Future, Associação Foz do Mira, GAIA Alentejo – Núcleo da Associação Grupo de Acção e Intervenção Ambiental e Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina, além de vários parceiros internacionais.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima