Odemira é o primeiro concelho de Portugal a completar a vacinação contra a Covid-19 de todos os cidadãos com mais de 60 anos.
A informação foi avançada nesta terça-feira, 4, pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, depois de ter participado numa reunião da task force de Odemira, estrutura multisetorial criada pelo Governo para operacionalizar e implementar ações de controlo e prevenção da pandemia no concelho, juntamente com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
Eduardo Cabrita aproveitou a ocasião para fazer “uma avaliação muito positiva do esforço que está a ser feito por todas as entidades” no concelho de Odemira, assim como “do impacto que este conjunto de medidas de saúde pública, que é a prioridade neste momento, têm aqui, designadamente nas duas freguesias abrangidas” pela cerca sanitária, São Teotónio e Longueira/Almograve.
O governante destacou ainda o facto de, durante o mês de abril e até 3 de maio, terem sido realizados 11 mil testes à Covid-19 em Odemira, concelho que completou na segunda-feira, 3, a vacinação de todos os cidadãos identificados com mais de 60 anos.
Odemira “é, provavelmente, o primeiro concelho do país a completar a vacinação de todos os cidadãos com mais de 60 anos de idade”, sustentou o ministro da Administração Interna, acrescentando que, “neste momento, a prioridade absoluta é a saúde pública e a resposta à pandemia”.
Eduardo Cabrita garantiu igualmente que o Governo está atento a problemas ligados aos trabalhadores agrícolas, argumentando que os problemas de habitação e do modelo económico da região “não serão, de certeza, resolvidos em uma ou duas semanas”.