As obras de construção do futuro Serviço de Urgência Básica (SUB) de Odemira do novo Polo de Saúde de Vila Nova de Milfontes vão arrancar brevemente, aguardando apenas o visto por parte do Tribunal de Contas.
“De acordo com os esclarecimentos prestados pela administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), o Município de Odemira informa que estará para breve o arranque das empreitadas”, revela a autarquia odemirense em comunicado.
Segundo a Câmara Municipal, a construção do novo SUB de Odemira foi adjudicada à empresa Nova Gente Empreitadas, S.A. pelo valor de 2.564.786,67 euros, tendo um prazo de execução de 549 dias.
Já o futuro Polo de Saúde de Vila Nova de Milfontes, “obra há muito desejada pela população” e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi adjudicada à empresa Wikibuild S.A. por 1.596.680,94 euros, tendo um prazo de execução de 426 dias.
Segundo a Câmara de Odemira, por se tratarem investimentos públicos superiores a 950.000 euros, “a exigência de visto por parte do Tribunal de Contas e a morosidade na sua atribuição têm atrasado significativamente todo o processo”.
A autarquia acrescenta que, “desde a primeira hora”, é “parceira da ULSLA nestes dois grandes investimentos, tendo assegurado o terreno e os projetos de arquitetura e especialidades do Polo de Saúde de Vila Nova de Milfontes e levado a cabo a aquisição de estruturas modulares para ampliar de forma provisória as instalações existentes até à conclusão da nova infraestrutura da nova Urgência do Centro de Saúde de Odemira, criando assim respostas descentralizadas do Hospital do Litoral Alentejano”.