A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) confirmou nesta quinta-feira, 29, a existência de oito casos de infecção por Covid-19 entre profissionais de saúde dos serviços de Medicina, Urgência Geral e Endoscopia do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.
Em comunicado, o conselho de administração da ULSBA explica tratarem-se “de seis enfermeiros e dois assistentes operacionais, que foram colocados, de imediato, em isolamento no domicílio”.
Segundo a ULSBA, “a avaliação efectuada pela Unidade de Saúde Pública determinou a colocação em vigilância activa de 42 profissionais de saúde”, entre médicos, enfermeiros e assistentes operacionais.
A administração da unidade local acrescenta que “esta situação se relaciona com um primeiro caso de uma utente internada em piso não Covid, que deu origem a mais cinco casos”.
Conselho de administração da ULSBA explica tratarem-se “de seis enfermeiros e dois assistentes operacionais, que foram colocados, de imediato, em isolamento no domicílio”.
“Esclarece-se também que todos os profissionais desse piso foram testados, apresentando resultados negativos e que todos os doentes são testados previamente ao internamento”, observa a ULSBA, garantindo que “os serviços em causa adaptaram o seu modo de funcionamento a esta realidade, atendendo ao número de profissionais ausentes em vigilância activa, não se tendo procedido ao encerramento de qualquer serviço ou camas de internamento”.
Ainda assim, adianta o comunicado da administração da ULSBA, a Unidade de Endoscopia Digestiva está encerrada até esta sexta-feira, 30, “para desinfecção”.