Novo bispo auxiliar de Lisboa tem “raízes” em Entradas

Bispo Alexandre Palma

D. Alexandre Palma, de 45 anos e com “raízes” em Entradas (Castro Verde), foi nomeado para o cargo de bispo auxiliar de Lisboa pelo Papa Francisco, passando a ser o bispo português mais jovem.

A nomeação de D. Alexandre Palma, e também de D. Nuno Isidro, como novos bispos auxiliares de Lisboa foi anunciada na passada sexta-feira, 14, estando a sua ordenação episcopal agendada para o próximo dia 21 de julho, às 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos.

O prelado vai assim trabalhar ao lado do bispo de Lisboa, D. Rui Valério, também ele com ligações ao concelho de Castro Verde, onde foi pároco entre 1993 e 1995 e, mais tarde, de 2001 a 2006.

“Haveremos de dar um testemunho alegre, descomplexado, atraente da nossa fé e sobretudo, darmos as mãos com todos, para construirmos uma sociedade mais justa, mostrando valor público da nossa fé cristã e da nossa existência como Igreja”, afirmou D. Alexandre Palma, numa mensagem de vídeo divulgada pelo Patriarcado de Lisboa.

Alexandre Coutinho Lopes de Brito Palma nasceu em Lisboa a 11 de agosto de 1978, tendo “raízes” em Entradas, de onde é natural a família paterna e onde o seu pai, Fernando Brito Palma, é o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia.

Licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, onde também concluiu o mestrado, e doutorado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, foi ordenado sacerdote a 2 de julho de 2006 e é prefeito do Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais desde julho de 2012.

Desde 2018 que desempenha funções de vice-diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e é, desde 31 de maio deste ano, presidente da Fundação JMJ 2023.

Ao longo do seu percurso deu ainda aulas nas universidades Católica do Paraná e de Pernambuco, assim como na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, todas no Brasil.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima