Nelson Brito e Telma Guerreiro disputam liderança do PS do Baixo Alentejo

O atual presidente da Federação, Nelson Brito, e a ex-deputada Telma Guerreiro são os dois candidatos à liderança do PS do Baixo Alentejo, que abrange todo o distrito de Beja e cujas eleições se realizam nesta sexta-feira, 27 de setembro.

Candidato pela Lista A, Nelson Brito, de 48 anos, vai tentar ser reeleito para o seu terceiro mandato como presidente da Federação do Baixo Alentejo (FBA) do PS, traçando como prioridades, entre outras, “defender a militância” e vencer as eleições autárquicas de 2025.

“O PS é o partido maioritário em termos autárquicos na região, liderando 10 das 14 câmaras municipais, e essa é a nossa meta”, diz ao “CA” o candidato, que, em caso de reeleição, irá criar um gabinete autárquico para “apoiar a todas as candidaturas no território” e, após as eleições, coordenar a ação do PS nos diversos concelhos.

Natural de Aljustrel, onde foi o primeiro socialista a liderar a câmara municipal deste concelho, entre 2009 e 2021, Nelson Brito é formado em Direito e está na Assembleia da República desde 2022, como deputado do PS eleito por Beja.

Na “corrida” à liderança dos socialistas do Baixo Alentejo surge também a psicóloga e ex-deputada Telma Guerreiro, de 47 anos, natural e residente em São Teotónio, freguesia do concelho de Odemira.

Em declarações ao “CA”, a atual secretária-técnica do programa operacional regional Alentejo 2030, que lidera a Lista B, diz ser candidata “pela vontade de mudança” e contribuir para “mais participação, mais democracia interna e lideranças também no feminino”.

Quanto a metas, Telma Guerreiro assume a ambição de “implementar uma liderança partilhada e colaborativa com o secretariado” da FBA e “disputar cada uma das autarquias do distrito e aumentar o número de eleitos e de autarquias” nas eleições de 2025.

“Nas próximas eleições autárquicas queremos continuar a integrar nas nossas listas as melhores pessoas e apresentar as melhores propostas”, acrescenta.

As eleições para a Federação do Baixo Alentejo do PS vão decorrer na sexta-feira, entre as 16h00 e as 20h00, em 16 secções de votos espalhadas pelos 14 concelhos do distrito de Beja, incluindo Odemira.

Além do presidente da FBA, os militantes do PS vão também eleger os delegados para o congresso federativo, que se realizará a 13 de outubro em Castro Verde.

Nesta sexta-feira realizam-se ainda as eleições para a presidência da Estrutura Federativa do Baixo Alentejo das Mulheres Socialistas, com Juvenália Salgado a ser a única candidata à sucessão de Marisa Saturnino, que não se recandidata.

Juvenália Salgado é presidente da Junta de Freguesia de Figueira de Cavaleiros, no concelho de Ferreira do Alentejo, desde 2013, sendo eleita pelo PS.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima