Municípios do Alentejo Central apoiam “modernização e eletrificação” do troço Beja-Funcheira

Linha ferroviária 1

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), que junta os concelhos do distrito de Évora, considera ser “crucial” a modernização do troço ferroviário entre Beja e Funcheira, “para dotar o sul do País com uma rede ferroviária moderna que sirva o seu desenvolvimento”.

A posição da CIMAC surge após a reunião, realizada na passada semana, entre o seu conselho intermunicipal e representantes da comissão dinamizadora da plataforma cidadã “Sim! O Aeroporto de Beja é parte da solução”.

Após o encontro, o conselho intermunicipal da CIMAC “deliberou por unanimidade manifestar o seu apoio às pretensões daquela comissão dinamizadora, concordando com a importância crucial da modernização da ligação Beja-Ourique/Funcheira para dotar o sul do país com uma rede ferroviária moderna que sirva o seu desenvolvimento”.

“Com a modernização daquele pequeno troço de ferrovia, Portugal ganha uma nova ligação Lisboa-Faro, uma nova ligação do Complexo de Sines/Litoral Alentejano a Espanha, uma ligação direta do aeroporto de Beja ao Algarve e do Algarve ao interior do país e a Espanha”, acrescenta a CIMAC.

Os municípios acrescenta ainda que, com a concretização deste investimento, “o sul do país ganha coesão territorial, mais competitividade, [e] melhor ambiente”.

Opinião

Carlos Pinto

19 de Julho, 2024

O futuro da somincor

Vitor Encarnação

19 de Julho, 2024

Subir uma montanha

Carlos Pinto

5 de Julho, 2024

O salário dos políticos

Napoleão Mira

5 de Julho, 2024

Avô Montes

Carlos Pinto

21 de Junho, 2024

O Segredo de justiça existe?

Vitor Encarnação

21 de Junho, 2024

Solidão

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima