Mulheres com H. Ana Faísco

Ana Faísco

“Mulheres com H” é um projeto de Margarida Duarte Patriarca e mostra a personalidade e a força de mulheres positivas, femininas e inspiradoras no Baixo Alentejo.

Os caminhos de descoberta da Ana Faísco levaram-me à casa que foi dos seus avós, em Alcaria da Serra, Vidigueira, onde desenvolve esta arte dos mosaicos hidráulicos.

Na casa há centenas e centenas de mosaicos hidráulicos por todo o lado, do corredor ao alpendre, da oficina à sala. As cores, os padrões, as formas e a criatividade da Ana estão espalhadas por todos os cantos da casa, no atelier que trouxe de volta à vida este tesouro da cultura alentejana.

Este piso que nos habituamos a ver na casa dos nossos avós foi desaparecendo nos anos 80, uma fase em que nos “tornamos todos muito modernos” e quase deixou de ser feito ou usado.

Ana Faísco recuperou o conceito, criou-o novamente, redescobriu-o, aproveitou padrões, desenhou outros, fez moldes e colocou (literalmente) as mãos na massa para nos devolver a todos uma riqueza da nossa cultura: o mosaico hidráulico.

A minha convidada desta semana tem o enorme mérito de não ter deixado perder uma das nossas peças culturais que são em si mesmo pequenas peças de arte que agora podemos pisar de novo graças aos Mosaicos d’Alcaria, em Alcaria da Serra.

Veja aqui a entrevista com Ana Faísco.

Opinião

Carlos Pinto

19 de Julho, 2024

O futuro da somincor

Vitor Encarnação

19 de Julho, 2024

Subir uma montanha

Carlos Pinto

5 de Julho, 2024

O salário dos políticos

Napoleão Mira

5 de Julho, 2024

Avô Montes

Carlos Pinto

21 de Junho, 2024

O Segredo de justiça existe?

Vitor Encarnação

21 de Junho, 2024

Solidão

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima