Atrair novas empresas e melhorar a qualidade de vida das populações são dois dos objetivos da nova Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de São João de Negrilhos, no concelho de Aljustrel, inaugurada no passado sábado, 9 de Abril.
A nova infraestrura representa um investimento que ascende a um milhão de euros, promovido pela Câmara de Aljustrel, que contou com um financiamento comunitário de 85%, no âmbito do programa operacional Alentejo 2020.
“É uma obra importantíssima” para São João de Negrilhos, “porque é essencial para a coesão territorial que esta diversificação de investimentos seja realidade e tudo não se concentre só nas sedes dos concelhos. Só assim podemos ter um país mais coeso”, vincou o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território na cerimónia de inauguração.
Segundo Carlos Miguel, o investimento realizado pela Câmara de Aljustrel em Montes Velhos representa igualmente “uma aposta clara” na atratividade do concelho.
“Com mais áreas empresariais temos mais condições para instalar empresas. Com mais empresas teremos mais emprego e capacidade para atrair novas pessoas. Com mais emprego temos mais economia. E com mais economia temos melhor futuro”, reforçou.
Antes do governante, o presidente da Câmara de Aljustrel, Carlos Teles, reconheceu tratar-se de um dia “marcante” para o concelho, dado a AAE de Montes Velhos ser uma “infraestrutura que demonstra a vontade [da autarquia] de levar o desenvolvimento e a qualidade de vida a todo o território”.
Pela mesma bitola alinhou o presidente da Assembleia Municipal de Aljustrel, Nelson Brito, que liderava a autarquia quando foi lançada a obra da AAE de São João de Negrilhos.
“O interior do país precisa de muita coisa, mas o principal é a empregabilidade, pois é o ‘ganha-pão’ que fixa as pessoas no território e este investimento vai “garantir que São João de Negrilhos continue num caminho de progresso”, disse.
Por fim, o presidente da Junta de São João de Negrilhos frisou que o novo equipamento se reveste “de uma importância enorme” para a freguesia. “Este é um espaço que está concebido para servir os nossos empresários e servir a nossa população”, assumiu o com satisfação o socialista Rui Faustino.
A nova AAE de Montes Velhos contempla um centro de apoio empresarial, que inclui um auditório, e respetiva zona de apoio, bem como 10 lotes para instalação de empresas e uma nave técnica coberta.
Foram ainda construídos gabinetes técnicos, que contemplam os respetivos espaços de apoio administrativo.