A criação de um modelo de gestão ambiental para áreas mineiras contaminadas por metais tóxicos é o objetivo do projeto “INCOME”, que a Universidade de Évora e o Instituto Politécnico de Beja estão a desenvolver.
O projeto, que conta com a parceria de entidades como a Fundação La Caixa, o BPI, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Câmara de Mértola e a Fundação Serrão Martins, foi apresentado, a 13 de novembro, na Mina de São Domingos, no concelho de Mértola.
Segundo a autarquia, com esta apresentação “procurou-se, através de metodologias participativas, informar a população sobre o projeto, mas sobretudo recolher a opinião dos participantes relativamente à sua perceção do que é viver na Mina [de São Domingos] e que soluções serão necessárias para melhorar ainda mais essa vivência”.
O projeto “INCOME” pretende ser um instrumento para a gestão de zonas contaminadas por metais, através da criação de um modelo de gestão ambiental para áreas mineiras contaminadas por metais tóxicos.
A iniciativa constitui ainda “uma oportunidade para promover a literacia científica da comunidade, promovendo uma aproximação entre a academia as populações locais”.