As ruínas romanas de Tróia, no concelho de Grândola, recebem neste fim-de-semana de Páscoa, dias 18 e 19 (sexta-feira e sábado), um mercado romano, no qual os visitantes vão recuar no tempo centenas de anos através de recriações históricas de diferentes situações.
Legionários, escravos, adivinhos, gladiadores, funcionários das termas, vendedores e outras personagens inspiradas na Roma Antiga vão povoar o local durante dois dias.
Esta sexta-feira e no sábado, um programa recheado de actividades alusivas à época vai animar as ruínas localizadas na costa alentejana, que representam o maior complexo de salgas de peixe conhecido do mundo romano e estão classificadas como Monumento Nacional desde 1910.
Em ambos os dias do evento, organizado pelo Troiaresort, a abertura do mercado está marcada para as 11h00, seguindo-se uma mostra de armas dos legionários às portas da cidade.
As propostas passam depois por recriações históricas de situações como a venda de escravos ou uma luta de gladiadores, visitas guiadas ao mercado e uma rábula teatral sobre a produção de garum, o molho de peixe romano.
Estão previstas actividades como sessões de adivinhação, jogos e brincadeiras romanos, sessões de contos e oficinas educativas, havendo ainda tempo para conhecer os animais da quinta romana.
Será igualmente possível rumar a uma taberna da época para saborear um banquete “à romana”, que inclui na ementa porco no espeto, frango com limão e mel e sopa de "entulho", entre outras iguarias.
Artesãos e comerciantes locais vão também fazer parte desta iniciativa, que, segundo o Troiaresort, na primeira edição, na Páscoa do ano passado, levou mais de 1.600 pessoas às ruínas.
O encerramento do mercado romano é sempre às 18h00, com uma arruada musical.
O evento tem o apoio dos municípios de Grândola e de Setúbal, da empresa Infratróia e do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde