Financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, a Ludoteca Itinerante é um projeto da Santa Casa da Misericórdia de Mértola (SCMM) com quase uma década de existência e que tem a mais-valia de “combater o isolamento da população idosa” em meio rural.
O projeto chega atualmente com “serviços e atividades a 64 localidades do concelho de Mértola”, revela ao “CA” a coordenadora da Ludoteca, Emília Colaço.
“A nossa preocupação é tentar procurar abranger o maior número de pessoas, com destaque para os mais isolados, percorrendo as localidades mais afastadas e isoladas do concelho, com diversas atividades, desde o atendimento personalizado, cedência de livros e audiovisuais, e atividades ocupacionais e lúdicas”, diz.
Nesse sentido, continua Emília Colaço, a equipa da Ludoteca Itinerante “percorre diariamente as aldeias do concelho” de Mértola, “levando propostas de várias atividades que pretendem contribuir para a redução dos sentimentos de solidão e isolamento social, promovendo sentimentos positivos como a confiança, a autovalorizarão a tranquilidade, a esperança e a solidariedade”.
Segundo esta responsável, o trabalho da Ludoteca Itinerante “também chega aos utentes do apoio domiciliário” da SCMM.
“No fundo, tentamos levar atividades diferenciadas e adaptadas a todos. Apesar de tudo, estamos cá a fazer a sentir à pessoa que está em casa, que quer individualmente ou em pequenos grupos, podem contar connosco e com a Ludoteca”, conclui Emília Colaço.