O Plano Ferroviário Nacional (PNF), que está em discussão pública desde quinta-feira, 17, vai estudar a criação de uma ligação de alta velocidade entre Lisboa e Algarve que pode passar por Beja.
Segundo os responsáveis pelo plano, apresentado na passada semana, sobre a mesa estão duas alternativas: a modernização da linha existente para reduzir a viagem em cerca de 30 minutos ou a criação de um novo eixo, que inclua Évora, Beja e Faro, com tempo de viagem Lisboa a Faro a ser inferior a duas horas.
O novo Plano Ferroviário Nacional estima igualmente, na Linha do Alentejo, a reabertura do troço entre Beja e a Funcheira (que poderá ter comboios até 600 metros de comprimento a circular) e a eletrificação da linha entre Casa Branca e Beja até 2030 (podendo receber comboios até 750 metros).
A criação de uma nova linha entre Évora e Elvas, que já está em curso, e, no que toca ao transporte de mercadorias, de um corredor piloto para comboios de maior comprimento (1.500 metros) entre Sines e a fronteira constam também do PNF.
A proposta de plano vai estar em discussão pública, regressando depois ao Conselho de Ministros, de onde sairá para discussão na Assembleia da República e só depois será aprovado.