Ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Algarve pode passar por Beja

Linha ferroviária

O Plano Ferroviário Nacional (PNF), que está em discussão pública desde quinta-feira, 17, vai estudar a criação de uma ligação de alta velocidade entre Lisboa e Algarve que pode passar por Beja.

Segundo os responsáveis pelo plano, apresentado na passada semana, sobre a mesa estão duas alternativas: a modernização da linha existente para reduzir a viagem em cerca de 30 minutos ou a criação de um novo eixo, que inclua Évora, Beja e Faro, com tempo de viagem Lisboa a Faro a ser inferior a duas horas.

O novo Plano Ferroviário Nacional estima igualmente, na Linha do Alentejo, a reabertura do troço entre Beja e a Funcheira (que poderá ter comboios até 600 metros de comprimento a circular) e a eletrificação da linha entre Casa Branca e Beja até 2030 (podendo receber comboios até 750 metros).

A criação de uma nova linha entre Évora e Elvas, que já está em curso, e, no que toca ao transporte de mercadorias, de um corredor piloto para comboios de maior comprimento (1.500 metros) entre Sines e a fronteira constam também do PNF.

A proposta de plano vai estar em discussão pública, regressando depois ao Conselho de Ministros, de onde sairá para discussão na Assembleia da República e só depois será aprovado.

Opinião

Carlos Pinto

5 de Julho, 2024

O salário dos políticos

Napoleão Mira

5 de Julho, 2024

Avô Montes

Carlos Pinto

21 de Junho, 2024

O Segredo de justiça existe?

Vitor Encarnação

21 de Junho, 2024

Solidão

Carlos Pinto

7 de Junho, 2024

O problema da imigração

Napoleão Mira

7 de Junho, 2024

Mestre Vargas, Um Barbeiro Invulgar

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima