O videógrafo João Aiveca Caseiro, de 23 anos, vai ser o cabeça-de-lista do Livre por Beja nas eleições Legislativas de 2022, agendadas para o próximo dia 30 de janeiro.
Nas eleições primárias abertas do partido, que decorreram em todo o país e terminaram às 23h59 deste domingo, 28, João Aiveca Caseiro acabou por ser o único candidato no distrito de Beja.
A sua candidatura foi aprovada com 198 votos favoráveis, 57 abstenções e quatro votos contra, num total de 259 votantes.
Sou candidato “pelas pessoas que desde que lembro têm dado o seu tempo e energia para que os poderes centrais prestem atenção aos problemas de Beja e de todo o Baixo Alentejo. Para que o distrito venha a receber os investimentos públicos necessários para ser um lugar onde se possa viver com qualidade”, escreveu João Aiveca Caseiro na sua candidatura nas primárias do Livre.
Natural de Beja mas a residir em Lisboa, João Aiveca Caseiro é co-coordenador do Círculo Temático Esquerda e Estado Social do Livre desde abril de 2020 e membro da Assembleia (órgão máximo do partido no período que intercala a realização do Congresso) desde julho do mesmo ano, onde pertence ao Grupo de Trabalho Processo, que também co-coordena.
Em janeiro de 2021 dinamizou o processo de redação colaborativa de propostas sobre Educação para as linhas programáticas do Livre nas eleições autárquicas de 2021.
Recorde-se que nas legislativas de 2019 o cabeça-de-lista do Livre por Beja tinha sido Nelson Caetano.
João Aiveca Caseiro é segundo candidato conhecido pelo círculo de beja, depois da CDU ter oficializado a candidatura de João Dias como seu cabeça-de-lista nas Legislativas 2022.