Lamas retiradas de quatro ETAR no distrito de Beja

All-focus

A empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) promoveu, ao longo do passado ano de 2022, trabalhos de remoção de lamas de lagoas de quatro estações de tratamento de águas residuais (ETAR) nos  concelhos de Aljustrel, Mértola e Odemira.

Os trabalhos, realizados pela empresa BioSmart, decorreram nas ETAR de Rio de Moinhos (Aljustrel), Mina de São Domingos (Mértola), Almograve e Campo Redondo (ambas em Odemira).

Segundo adianta a própria BioSmart, os trabalhos nestas quatro ETAR aconteceram de forma faseada “e com dois métodos distintos”.

A empresa acrescenta que, “através de giratória, foram removidas 1.181 m3 de lamas das lagoas, que foram encaminhadas para compostagem após secagem solar”.

Paralelamente, e através da utilização de uma unidade móvel de desidratação, “foram extraídas 3.662 m3 do fundo das lagoas e resultando em 520 m3 de lamas desidratadas, que foram automaticamente contentorizadas e encaminhadas também para compostagem”.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima