Junta de Ourique vai apostar na proximidade

O novo presidente da Junta de Freguesia de Ourique quer que a autarquia esteja “cada vez mais próxima da população”, assumindo igualmente a vontade da edilidade vir a assumir novas competências, transferidas pela Câmara Municipal.

Eleito presidente pela primeira vez em setembro de 2021 (depois de no anterior mandato ter sido o tesoureiro da Junta de Freguesia), o socialista Jorge Canhestro revela ao “CA” que o seu grande objetivo para os próximos quatro anos é “tentar fazer o máximo pela população”.

“Queremos ter cada vez mais proximidade com a população. E queremos servir de elo de ligação entre os fregueses e o município”, afiança o autarca.

Para tal, são muitos os projetos em carteira, nomeadamente o lançamento do novo site da Junta de Freguesia na Internet e a construção de mais zonas ajardinadas “em colaboração com o município”.

A par disto, a Junta de Freguesia de Ourique vai continuar a realizar trabalhos “de limpeza, pintura e reparação” de diversos espaços públicos, “dando-lhes dignidade”, assim como manter “os transportes sociais” utilizados pela população para ir a consultas ou os apoios à natalidade.

“Todos os bebés nascidos na freguesia têm um apoio de 450 euros, para serem gastos no comércio local”, explica Jorge Canhestro, acrescentando que, na área da Educação, também se vão manter “as bolsas de estudo”.

O presidente quer, ainda assim, alargar a atividade da Junta de Freguesia, estando “a trabalhar com o município” para a transferência de competências.

“Há várias vertentes que podemos ser nós, na Junta de Freguesia, a fazer, pela proximidade maior que temos com os nossos fregueses e para tornar mais simples processos que, por vezes, no município são mas morosos”, justifica o eleito, apontando, por exemplo, “a recolha de monos ou de verdes” ou “a realização de pequenos arranjos de zonas verdes”.

Para Jorge Canhestro, “o concelho é grande e é mais fácil se cada freguesia fizer a sua parte do que ser o município a fazer as partes todas”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima