Jovens “cientistas” de Odemira premiados em mostra nacional

Os alunos da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, do Agrupamento de Escolas de Odemira, arrecadaram vários prémios na 15ª edição da Mostra Nacional de Ciência, que decorreu no final de novembro. Os “jovens cientistas” odemirenses apresentaram um total de sete projetos desenvolvidos no âmbito do Clube Ciência Viva (CCV), regressando a casa com duas menções honrosas, dois prémios e duas participações internacionais.

“Com estas distinções, os alunos tomam uma maior consciência da elevada qualidade do trabalho que realizaram. Espero que isso lhes aumente a autoconfiança, algo que trabalhámos durante os três anos que passámos juntos”, destaca a professora Paula Canha, coordenadora do CCV da Secundária de Odemira, em declarações ao “CA”.

Segundo a docente, “confiar em si mesmo e nas capacidades que se desenvolveram ao longo do percurso escolar é essencial” para os alunos “prosseguirem com coragem para novas aventuras e aproveitarem sem medo  as oportunidades que vão surgir no seu caminho”.

Na competição promovida pela Fundação da Juventude e realizada em formato digital, as alunas Catarina Santos, Joana Cardoso e Mariana Duarte conquistaram o quarto prémio (e o direito a participar na Semana Internacional de Investigação sobre a Vida Selvagem, na Suíça)  com o projeto “Potencial de Lemna minor e Callitriche stagnalis para a remoção de fosfomicina de águas residuais”.

Já o Prémio Porto Editora foi atribuído ao projeto “Influência da vegetação das valas de drenagem na depuração de efluentes agrícolas”, realizado por Carolina Serralha, Pedro Santos e Ricardo Alves.

Por sua vez, as alunas Carolina Coelho, Maria Nobre e Mariana Filipa receberam uma menção honrosa e o prémio de participação na Feira Internacional de Ciência do Luxemburgo, com o projeto “Impacto da comunicação nas perceções sobre a menstruação em mulheres de diferentes idades e culturas”.

Foi igualmente atribuída uma menção honrosa ao projeto “Efeitos da apanha de lapas em praias rochosas alentejanas”, dos alunos Lena Beunk, Manuel Almeida e Sofia Matias.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima