O Jardim do padrão vai voltar a ser um “espaço de excelência” no centro histórico de Castro Verde, após as obras de requalificação promovidas pelas Câmara Municipal, num investimento de quase 900 mil euros.
O projeto de requalificação do espaço foi apresentado publicamente pela autarquia nesta quarta-feira, 21, numa sessão realizada no Fórum Municipal.
No final da sessão, o presidente da autarquia, António José Brito, explicou ao “CA” tratar-se “de uma intervenção de renovação urbana de grande qualidade que vai, para além da requalificação, criar condições do ponto de vista do bem-estar das pessoas, no plano histórico, de facto, com uma evolução bastante positiva”.
“É um investimento com grande significado, estamos a falar de quase 900 mil euros, que inclui também a requalificação da rede de águas, quer na zona do Jardim do Padrão, quer na Rua D. Afonso Henriques”, indicou.
António José Brito disse ainda esperar que, após as obras, o Jardim do Padrão seja um espaço “que vai ganhar os castrenses” e “voltar a ser um espaço muito nobre de Castro Verde, na envolvente da Basílica Real e dos edifícios públicos”.
“Como todos sabemos muito bem, não são muitas as pessoas que tiram partido do Jardim do Padrão e o que nós queremos é inverter isso, ou seja, criar condições para que o espaço seja mais frequentado e que as pessoas tirem mais partido de um espaço verde de excelência aqui na vila de Castro Verde”, reforçou.
O projeto de requalificação do Jardim do Padrão, concebido pelo atelier Campos Costa Arquitetos, prevê a renovação da zona central do espaço, com um percurso pedestre não linear e mais áreas verdes, assim como zonas com pérgulas de ensombramento.
“Queremos criar condições para que o espaço seja mais frequentado e que as pessoas tirem mais partido de um espaço verde de excelência aqui na vila de Castro Verde”, disse o presidente da Câmara de Castro Verde, António José Brito.
Está igualmente prevista a criação de mais espaços de estadia, a par da requalificação do muro que separa o jardim da rua D. Afonso Henriques, incluindo o alargamento da escadaria para Câmara Municipal e a abertura de novos acessos ao longo da sua extensão.
A proposta de intervenção no Jardim do Padrão apresentada nesta quarta-feira foi uma “segunda versão” do projeto, depois da primeira não ter colhido aprovação por parte da população.
“O primeiro projeto, quando foi apresentado, teve reações pouco positivas e este segundo projeto que hoje aqui apresentámos teve reações muito positivas. Portanto, valeu a pena o esforço e creio que estão reunidas as condições para avançarmos para a requalificação muito importante de um espaço muito emblemático em Castro Verde, como é o Jardim do Padrão”, frisou António José Brito ao “CA”.
Segundo o presidente da Câmara de Castro Verde, a empreitada já foi candidatada a fundos comunitários e o concurso público para a sua execução “avançará nas próximas semanas”.
“O nosso objetivo é, tão rápido quanto possível, até meados deste ano, poder iniciar a obra de requalificação”, concluiu autarca castrense.









