Incidente no fundo da mina causa morte de mineiro em Neves-Corvo

Um incidente no fundo da mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, causou, nesta quarta-feira, 30, de madrugada, a morte de um trabalhador, revelou a Somincor em comunicado enviado ao “CA”.

Segundo apurou o “CA” a vítima é Filipe Venâncio, de 43 anos e natural de Almodôvar, conhecido na região pela sua carreira de futebolista, durante a qual representou, entre outros emblemas, Desportivo de Beja, FC Castrense, Mineiro Aljustrelense e Desportivo de Almodôvar (onde ainda jogava).

Antes, fez toda a formação no Farense, onde chegou integrar o plantel sénior a competir na então 1ª divisão nacional, comandado por Paco Fortes.

No comunicado, a empresa Somincor confirmou o “falecimento de um trabalhador” na “sequência de um incidente registado de madrugada, no fundo da mina de Neves-Corvo”.

A concessionária da mina acrescentou no comunicado, assinado pelo administrador-delegado da empresa, António Salvador, que “está neste momento difícil e de perda a desenvolver uma investigação às causas do incidente e a colaborar com as entidades competentes”.

Incidente no fundo da mina causa morte de mineiro em Neves-Corvo
Filipe Venâncio foi a vítima mortal do incidente no fundo das minas de Neves-Corvo. Além de mineiro, era futebolista do Desportivo de Almodôvar

A Somincor revelou ainda “que decidiu voluntariamente suspender as atividades da empresa até indicação contrária”.

O alerta para o incidente foi dado aos bombeiros pelas 00h59 desta quarta-feira, 30, e no local estiveram oito operacionais, apoiados por quatro viaturas, dos bombeiros, GNR e INEM.

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) já está a investigar as causas do incidente, revelou ao “CA” o diretor da sua Unidade Local do Litoral e Baixo Alentejo.

Segundo Carlos Graça, já foi deslocada uma equipa de inspetores para o local, “para procederem às necessárias averiguações e apuramento das causas do acidente”, que vão decorrer “em articulação” com a Direção Geral de Energia e Energia.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima