IHRU aprova Estratégia Local de Habitação de Ourique

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana aprovou a Estratégia Local de Habitação (ELH) da Câmara de Ourique, no valor de 10,6 milhões de euros e que visa reforçar a oferta habitacional de cariz social e incentivar a reabilitação urbana no concelho.

Em comunicado, a autarquia lembra que a ELH foi aprovada em novembro de 2021, pela Assembleia Municipal, com os votos a favor do PS e abstenção do PSD e PCP.

Tal como o “CA” adiantou na altura, a ELH de Ourique prevê a construção de 28 novos fogos de habitação social.

Serão ainda reabilitados 44 fogos de habitação social, 41 de cariz municipal e três não municipal, e criados 40 lotes para habitação permanente.

A estratégia agora aprovada pelo IHRU terá dois eixos prioritários, o primeiro dos quais passa por um programa de apoio habitacional para pessoas em situação de vulnerabilidade, “através do alargamento, diversificação e beneficiação da oferta habitacional de cariz social e apoio no acesso à habitação condigna para a população mais carenciada”.

“É necessário encontrar soluções que deem respostas às necessidades dessas famílias e a esse conjunto da população”, justificava então ao “CA” o presidente da Câmara de Ourique, o socialista Marcelo Guerreiro.

Já o segundo eixo passa por um programa de valorização da habitação e do habitat e reforço da atratividade territorial, “com apoio a outros grupos populacionais com dificuldade no acesso à habitação e incentivo geral à valorização e reabilitação urbana e do edificado”.

De acordo com a autarquia, “esta prioridade estratégica centra-se na reabilitação urbana enquanto componente central da política das cidades e da política da habitação”, por forma a contribuir para a fixação de mais jovens no concelho.

“É necessário haver políticas e medidas de forma a possibilitarem e facilitarem o acesso” dos mais jovens “à habitação a custos acessíveis e controlados”, concluiu o autarca.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima