Um total de 28 novos médicos internos iniciou esta segunda-feira, 3, a sua formação geral e especializada no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, e nos centros de saúde da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
Segundo a ULSBA, dos 28 médicos internos que agora chegaram à instituição, sete vão realizar formação especializada em Medicina Intensiva (2), Psiquiatria (1), Pediatria (1) e Medicina Geral e Familiar (3).
Os restantes 21 médicos internos irão realizar a formação geral, que era antes conhecida como o “ano comum”.
“A vinda de médicos internos para a ULSBA é sempre encarada com grande satisfação, uma vez que promove a dinamização dos serviços clínicos e cria a possibilidade de fixação de médicos na região, recursos humanos tão necessários”, frisa o comunicado da unidade local.
As expetativas relativas à chegada de novos profissionais são sempre elevadas, “uma vez que trazem, a cada ano uma esperança renovada”, afirma a diretora do Internato Médico Hospitalar, Vera Guerreiro, citada no mesmo comunicado.
Na sessão de boas-vindas aos novos médicos internos, o diretor clínico da ULSBA deixou a garantia de que a instituição “tudo fará para que todos tenham um grande nível de formação”.
José Aníbal Soares lembrou ainda aos recém-chegados médicos que, enquanto profissionais de saúde, “têm uma responsabilidade maior na criação de rotinas próprias e seguras, respeitando, a todo o momento, as medidas de segurança na relação com os colegas, com os doentes e com os restantes profissionais, em cumprimento rigoroso dos deveres éticos e deontológicos da sua profissão, alicerçados pelo respeito, educação e, sobretudo, pela humildade”.