Governo vai apoiar explorações agrícolas afetadas por incêndio em Odemira

Ministra da Agricultura - visita a Odemira (agosto 2023)

Os agricultores que ficaram sem alimentação para os animais devido ao incêndio que atingiu o concelho de Odemira vão receber um apoio financeiro do Governo, anunciou nesta sexta-feira, 11, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

A governante esteve durante a manhã desta sexta-feira em Odemira e Aljezur, onde anunciou que o Governo vai “disponibilizar um apoio imediato para fazer face à aquisição de alimentos para animais”.

“É um apoio financeiro que será dado à cabeça”, revelou a ministra da Agricultura, acrescentando: “Vamos dar um valor por animal”, que foi calculado “tendo em atenção o que animal come e acrescentámos, em relação a valores atribuídos anteriormente, o fator inflação”.

Nesse âmbito, adiantou, no caso dos bovinos a ajuda “pode ir aos 38 euros” e para os ovinos chegará “aos 25 ou 28 euros”.

A ministra anunciou ainda que, no final da época de incêndios, o Governo vai abrir uma medida extraordinária, com verbas do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), para apoiar os agricultores que perderam infraestruturas com os fogos.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima