Os agricultores que ficaram sem alimentação para os animais devido ao incêndio que atingiu o concelho de Odemira vão receber um apoio financeiro do Governo, anunciou nesta sexta-feira, 11, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
A governante esteve durante a manhã desta sexta-feira em Odemira e Aljezur, onde anunciou que o Governo vai “disponibilizar um apoio imediato para fazer face à aquisição de alimentos para animais”.
“É um apoio financeiro que será dado à cabeça”, revelou a ministra da Agricultura, acrescentando: “Vamos dar um valor por animal”, que foi calculado “tendo em atenção o que animal come e acrescentámos, em relação a valores atribuídos anteriormente, o fator inflação”.
Nesse âmbito, adiantou, no caso dos bovinos a ajuda “pode ir aos 38 euros” e para os ovinos chegará “aos 25 ou 28 euros”.
A ministra anunciou ainda que, no final da época de incêndios, o Governo vai abrir uma medida extraordinária, com verbas do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), para apoiar os agricultores que perderam infraestruturas com os fogos.