A ligação da albufeira do Monte da Rocha (Ourique) ao Alqueva, através do Roxo (Aljustrel), assim como mais três obras do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA) vão mesmo avançar, depois de o Governo ter conseguido “desbloquear” os 50 milhões de euros que faltavam para concluir estas empreitadas.
A garantia foi deixada pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, nesta quinta-feira, 21, durante a sua passagem pela Ovibeja.
Segundo a governante, citada pela Agência Lusa, “o Governo conseguiu desbloquear as verbas necessárias para a concretização” de quatro obras “muito importantes” para o projeto do Alqueva, “apesar da subida dos custos de construção e da instabilidade internacional”.
Em causa estão os blocos de rega de Póvoa/Amareleja, de Vidigueira, de Reguengos de Monsaraz e de Messejana, que inclui a ligação ao Monte da Rocha.
Nesse sentido, será aberto “em breve” um aviso de 50 milhões de euros para que estas quatro obras “sejam executados na totalidade”, no âmbito do Programa Nacional de Regadios (PDR), anunciou Maria do Céu Antunes.