Força Aérea testou voo não tripulado entre Beja e Porto Santo

BA 11 - drone (Out 2022)

As Forças Armadas Portuguesas, em colaboração com a empresa UAVision, realizaram no fim-de-semana um voo de teste de um sistema aéreo não tripulado (SANT) entre a Base Aérea 11, em Beja, e o aeroporto de Porto Santo (Madeira).

Segundo a Força Aérea Portuguesa, o voo de teste do SANT OGASSA 42V(E) – “TITAN40”, com autonomia reforçada, partiu às 00h05 de sábado, 8, de Beja, e aterrou às 8h30 em Porto Santo, tendo sido percorrida uma distância de cerca de 508 milhas náuticas (940 kms).

“Estas 08h25m de voo foram essenciais para a avaliação da autonomia do SANT, da capacidade das comunicações via satélite entre estações em terra e a aeronave e do sistema de comando e controlo a longas distâncias”, revela fonte militar.

A mesma fonte acrescenta que este voo permitiu, igualmente, “identificar requisitos que possibilitem a edificação da capacidade de vigilância marítima a longa distância, com vista à utilização deste tipo de sistemas em missões de vigilância” da zona económica exclusiva, a partir do continente, dos Açores e da Madeira, assim como “efetuar avaliações técnicas, essenciais à ponderação de futuras aquisições deste tipo de sistemas”.

As Forças Armadas Portuguesas acrescentam que têm vindo a empregar SANT “em várias missões operacionais, tanto em terra como no mar, destacando as missões realizadas em reforço da prevenção e combate aos incêndios rurais”.

Opinião

Carlos Pinto

21 de Junho, 2024

O Segredo de justiça existe?

Vitor Encarnação

21 de Junho, 2024

Solidão

Carlos Pinto

7 de Junho, 2024

O problema da imigração

Napoleão Mira

7 de Junho, 2024

Mestre Vargas, Um Barbeiro Invulgar

Carlos Pinto

24 de Maio, 2024

Tensão extrema!

Vitor Encarnação

24 de Maio, 2024

Sábado à noite

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima