Fibra ótica vai chegar a todas as localidades de Aljustrel

A rede de fibra ótica vai chegar a todas as localidades do concelho de Aljustrel, numa parceria da Câmara Municipal com a empresa DSTelecom.

Em comunicado, a autarquia explica que o arranque do projeto de expansão da rede de fibra ótica multioperador a todas as zonas e freguesias do concelho ficou assinalado nesta segunda-feira, 15, num encontro entre o presidente do município, Carlos Teles, e responsáveis pela empresa.

O projeto prevê a implementação, a “curto prazo”, de uma rede de fibra ótica de alta velocidade nas localidades de Ervidel, Messejana, Corte Vicente Anes, Aldeia dos Elvas, Jungeiros e Carregueiro, “assegurando o acesso equitativo dos munícipes aos serviços digitais, contribuindo ainda para a coesão territorial e o desenvolvimento sustentável”.

“O Município de Aljustrel é, assim, um dos pioneiros deste projeto, sendo que o concelho é dos primeiros do país a ficar servido na primeira fase de construção em zonas de menor densidade populacional”, frisa a Câmara Municipal.

A autarquia acrescenta que esta cobertura “vai permitir um acesso universal a serviços digitais de qualidade, a atração e fixação de empresas, o desenvolvimento do teletrabalho e da educação e ensino à distância e o reforço da competitividade e da inclusão digital para toda a população”.

“Este projeto permitirá ainda a qualquer prestador de serviços de comunicações eletrónicas operar na rede em condições de igualdade, sendo que este modelo evita a duplicação de infraestruturas, promovendo uma solução urbanisticamente eficiente e tecnologicamente inclusiva”, reforça.

O projeto da DSTelecom conta com a colaboração e acompanhamento do Gabinete de Informática e da Divisão Técnica da Câmara Municipal.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima