Roteiros, workshops, conversas, exposições e cinema são alguns dos destaques do novo LiterÁREA – Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo, que a entidade regional de turismo promove neste fim de semana, dias 13 a 15, para colocar as duas regiões no mapa do turismo literário.
“As pessoas não estão habituadas a olhar para o Alentejo e Ribatejo como destinos literários, mas queremos mostrar que vale a pena conhecer as regiões pelos seus livros, escritores, autores e poetas”, justifica o presidente da Turismo do Alentejo, José Manuel Santos.
A primeira edição do LiterÁREA – Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo vai passar por hotéis, galerias de arte, centros de interpretação ou auditórios de 12 localidades das duas regiões, entre as quais a cidade de Beja.
O festival arranca nesta sexta-feira, 13, no renovado Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, sendo que ao longo destes três dias haverá iniciativas com os escritores Ondjaki, Gonçalo M. Tavares, Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz, Rita Canas Mendes, Rafael Gallo, Margarida Vale de Gato e Jorge Reis-Sá, assim como com a jornalista e crítica literária Isabel Lucas, o ilustrador André Letria, o ator Albano Jerónimo e o cineasta Vicente Alves do Ó.
“Queremos mostrar que vale a pena conhecer as regiões [do Alentejo e Ribatejo] pelos seus livros, escritores, autores e poetas”, diz o presidente da Turismo do Alentejo, José Manuel Santos.
Em Beja, as iniciativas no âmbito do LiterÁREA realizam-se no sábado, 14, A partir das 11h00, o Mercado Municipal recebe uma emissão de rádio em direto, conduzida pelo escritor Luís Miguel Ricardo e onde serão abordadas “curiosidades sobre a origem de alguns termos, histórias envolventes e partilhas sobre o linguarejar do Alentejo e a identidade das suas gentes”.
Depois, das 14h30 às 18h30, a Biblioteca Municipal José Saramago recebe um workshop sobre literatura de viagens, aberto a quem deseja “aprofundar a arte da narrativa e da descrição de experiências”.
Para as 16h00 está prevista uma conversa sobre o tema “A literatura na valorização do património cultural”, que vai decorrer no novo hotel Holliday Inn e que será moderada por Luís Miguel Ricardo, contando com a presença do escritor Rui Cardoso Martins e do cineasta Vicente Alves do Ó.
Durante os dias do festival, estarão igualmente disponíveis em Beja roteiros literários dedicados a Mariana Alcoforado, no sábado, 14, e a Mário Beirão, no domingo, 15, ambos das 15h30 às 17h00.