As Festas de Maio estão de regresso, neste fim-de-semana, à localidade de Amoreiras-Gare, no município de Odemira, para valorizar as artes e os saberes do interior do concelho.
Depois de dois anos de “ausência” devido à pandemia da Covid-19, o evento vai decorrer entre os dias 29 de abril e 1 de maio, celebrando em 2022 o seu 30º aniversário.
As Festas de Maio 2022, que integram no programa a 27ª edição da Feira do Interior do Concelho de Odemira, são promovidas pela ADA, com o apoio da Câmara de Odemira, da Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras e da GNR.
O certame é inaugurado oficialmente pelas 15h30 desta sexta-feira, 29, seguindo-se, pelas 17h30, a atuação de alunos do primeiro ciclo e monitores do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso (CVVCCI). Mais à noite, destaque para o baile com Ricardo Glória (22h30) e para o espetáculo de David Antunes & The Midnight Band (00h30).
No sábado, 30, a feira abre portas pelas 11h00, sendo que até às 14h30 a animação no palco “Sonoridades e Sabores” será assegurada pelo CVVCCI. Às 15h00 o salão de festas recebe a atuação do duo de concertinas Francisco Almeida e Ruben Alves, seguindo-se, às 15h30, o XVI Festival de Cantares ao Desafio e Improviso, com cantares do Sado por Daniel Gamito e amigos, ao despique e baldão com cantores da região, e minhotos por Augusto Canário e amigos.
Para as 22h30 está previsto o concerto “Outros Cantes do Sul”, por Pedro Mestre, e a partir das 23h30 realiza-se um baile com a dupla Emanuel Martins & Tânia.
A 30º edição das Festas de Maio em Amoreiras-Gare termina domingo, 1 de maio, dia em que o programa arranca com uma caminhada (9h00), a que se segue uma missa solene (10h00) e um espetáculo de acordeonistas amadores e poetas populares (11h00).
Depois de almoço, pelas 15h00, há animação de rua com o duo de concertinas Francisco Almeida e Ruben Alves, enquanto no salão de festas tem lugar uma “Tarde de Cante Alentejano”, com a presença dos grupos “Vozes Femininas” de Amoreiras-Gare, da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes e “Atar e Pôr ao Fumeiro”, seguida da audição dos alunos de viola campaniça do CVVCI.
A fechar o programa, pelas 18h00, atua no salão de festas o Rancho Folclórico da Casa do Povo da Conceição de Faro.