Festa da Liberdade no distrito de Beja

Vão ser dois dias em grande! Neste domingo e segunda-feira são muitas as iniciativas agendadas em todos os concelhos do distrito de Beja, para assinalar o 48º aniversário da “Revolução dos Cravos”. Estes são alguns dos destaques para estes dias (e noites) em que se celebra Abril… e a liberdade!

Aljustrel

Na “vila mineira” as comemorações do 25 de Abril incluem, neste domingo, 24, um torneio de hóquei em patins ao longo de todo o dia e, a partir das 22h00, um espetáculo do grupo “Função Públika” na Praça da Resistência, seguindo-se um espetáculo pirotécnico.

Na segunda-feira, 25, tem lugar uma sessão solene da Assembleia Municipal (10h30), uma homenagem aos mortos na guerra colonial (11h30) e o espetáculo “Aljustrel Canta Abril”, com vários grupos locais na Praça da Resistência (15h30).

Almodôvar

O programa dos festejos organizado pela Câmara Municipal têm agendados, para as 22h00 deste domingo, 24, um concerto de Luís Simenta na Praça da República, seguido de um espetáculo de pirotecnia à meia-note.

Na manhã de segunda-feira, 25, estão previstos jogos tradicionais no Parque de Merendas (9h00) e um desfile do corpo dos Bombeiros de Almodôvar e das majoretes e fanfarra da associação Almovimento junto aos Paços do Concelho (10h00), a que se segue a cerimónia oficial do hastear da bandeira, uma sessão solene no cineteatro municipal (10h30) e um almoço de confraternização no salão da EB 2,3/Secundária Dr. João de Brito Camacho (13h00).

Beja

Concertos da banda “Adiafa” e do grupo “Rufar & Bomba”r, fogo-de-artifício, sessões de videomapping e atividades desportivas vão marcar as comemorações dos 48 anos da revolução de 25 de Abril em Beja.

Segundo a Câmara de Beja, as comemorações vão começar às 21h30 deste domingo, 24, no Teatro Municipal Pax Júlia, com o concerto dos “Adiafa”, seguindo-se, a partir das 22h45, um percurso do grupo “Rufar & Bombar” por vários pontos da cidade, que terminará na Praça da República.

É precisamente na Praça da República que, pelas 23h15, haverá um concerto da banda da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense, seguindo-se, às 00h00, fogo-de-artifício a partir do castelo.

Na segunda-feira, 25, a Praça da República recebe, pelas 16h00, uma “Tarde Cultural”, que inclui uma sessão de dado com Daniela Helena e um concerto do grupo “Alamedas de Abril”.

Castro Verde

Um espetáculo da banda filarmónica da Sociedade 1º de Janeiro com Fernando Pereira no cineteatro municipal é o grande destaque das comemorações do 25 de Abril em Castro Verde. O concerto está agendada para as 21h30 de domingo, 24, seguindo-se um espetáculo piromusical. Para a manhã de segunda-feira, 25, está prevista a cerimónia do hastear da bandeira nos Paços do Concelho (9h00), seguindo-se atividades culturais e desportivas (a partir das 9h30), uma sessão solene da Assembleia Municipal (10h00), uma tarde popular animada pelo Grupo Etnográfico “Amigos do Montenegro” (16h00) e a exibição do filme “Salgueiro Maia – O Implicado” (21h30). Ainda no dia 25 terão lugar a “Arruadas de Abril”, animadas pela banda filarmónica da Sociedade 1º de Janeiro, em cinco localidades do concelho.

Mértola

Os 48 anos do 25 de Abril são assinalados em Mértola na noite deste domingo, 24, com um concerto de Pedro Jóia no cineteatro Marques Duque a partir das 21h00.

Moura

Espetáculos de música e poesia, fogo-de-artifício, exposições, atividades desportivas e uma cerimónia evocativa vão marcar as comemorações dos 48 anos do 25 de Abril na cidade de Moura.

A partir das 22h00 deste domingo, 24, o Cineteatro Caridade vai ser “palco” do espetáculo musical “Canções de Abril”, com os grupos “Extravagante”, “Classe Operária” e “Soulmate”, seguindo-se fogo-de-artifício, às 00h00.

Na segunda-feira, 25, as comemorações vão incluir a habitual cerimónia do içar da Bandeia Nacional no edifício dos Paços do Concelho, com atuações de bandas, distribuição de cravos e largada de pombos.

Odemira

A música é o grande destaque nas comemorações do 25 de Abril em Odemira, com os concertos de Diogo Piçarra (sábado, 23), Nena e Amor Eletro (ambos no domingo, 24), e Samuel Úria (na noite de segunda-feira, 25). A par destes espetáculos, na noite de 24 de abril terá lugar o simbólico hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, com as presenças da Banda Filarmónica, do Grupo Coral de Odemira e do grupo de poesia Bocados Brutais, a que se segue um festival pirotécnico e multimédia. Depois, na manhã de 25 de abril, decorre a sessão solene da Assembleia Municipal de Odemira, enquanto de tarde é promovido o tradicional Festival de Folclore, no Cerro do Peguinho.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima