O bombeiro Dinis Campos Conceição, 38 anos, de Odemira, faleceu nesta sexta-feira, 3, em Lisboa, onde estava internado na sequência do acidente que envolveu cinco elementos desta corporação na passada quarta-feira, 1, confirmou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira (AHBVO).
Em nota publicada na sua página oficial na rede social Facebook, os corpos sociais, funcionários, quadro de comando, quadro ativo e quadro de honra da AHBVO “enviam as sentidas condolências à família” de Dinis Conceição.
A mesma fonte acrescenta que irá informar assim que tiver “mais pormenores sobre as exéquias fúnebres”.
Em nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa expressou “profunda consternação” por esta morte, referindo que tem “acompanhado de perto” a situação dos bombeiros feridos naquele despiste.
“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa transmite a sua solidariedade e condolências à família enlutada, bem como ao Corpo de Bombeiros de Odemira e agradece a dedicação e espírito de missão demonstrada por todos os soldados da paz”, lê-se na nota.
Também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou, através da sua conta pessoal na rede X, “profunda consternação” pela morte do bombeiro voluntário de Odemira, enviando condolências à família e à sua corporação.
“Recebi com profunda consternação a notícia da morte do bombeiro Dinis Conceição, que se encontrava ao serviço na Associação dos Bombeiros Voluntários de Odemira. Deixo as minhas condolências e solidariedade à família e a toda a corporação”, escreveu Luís Montenegro.
Já os órgãos municipais do concelho de Odemira manifestaram publicamente, na página oficial do município no Facebook, o “mais profundo pesar pelo falecimento do bombeiro da corporação de Bombeiros Voluntários de Odemira, Dinis Conceição”.
“Aos familiares, amigos e a toda a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira, os órgãos municipais do concelho de Odemira endereçam as mais sentidas condolências”, acrescentam.
Dinis Conceição foi um dos cinco bombeiros de Odemira que ficaram feridos na sequência do despiste do veículo de combate a incêndios em que regressavam de uma ocorrência ao final do dia de quarta-feira, 1.
Segundo o Comando sub-regional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) do Alentejo Litoral, um veículo pesado de combate a incêndios despistou-se, pouco antes das 20h10, na estrada municipal que liga Boavista dos Pinheiros a Sabóia, no concelho de Odemira.
Dois dos feridos graves foram transportados por via terrestre para o Hospital de Portimão, acompanhados pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), onde continuam internados.
Outros dois feridos com gravidade foram transportados num helicóptero para Lisboa, um para o Hospital de Santa Maria, onde se mantém, e Dinis Conceição para São José, onde acabou por falecer.
O quinto bombeiro, que sofreu ferimentos ligeiros, foi transportado para o Hospital de Beja e já se encontra em casa a convalescer.
Notícia atualizada às 13h02, com as manifestações de pesar do Presidente da República, do primeiro-ministro e do Município de Odemira