FACECO mostra o melhor do concelho de Odemira

A grande festa de Odemira está de regresso e com um “cartaz de luxo”! Sara Correia, Taxi e Dino D’Santiago são os “cabeça de cartaz” da edição deste ano da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que junta o melhor do território, da pecuária ao artesanato, passando pelo turismo e pela gastronomia.

O certame, organizado pela Câmara de Odemira, regressa ao Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio neste fim-de-semana, entre os dias 21 e 23 de julho, para mostrar a diversidade das atividades económicas, sociais e culturais deste território.

A FACECO tem uma componente cultural, mas também uma forte componente económica e é, sem dúvida nenhuma, o evento estruturante do concelho ao longo do ano. Muitas pessoas até ‘transformaram’ o seu calendário em antes da FACECO e depois da FACECO”, sublinha ao “CA” o presidente da autarquia, Hélder Guerreiro.

O eleito assume ainda a ambição da FACECO 2023 “superar a edição do ano anterior”. “Tivemos uma enorme afluência de expositores interessados, muito acima da nossa capacidade, e apostámos também num cartaz cultural com notoriedade”, destaca.

A FACECO tem uma componente cultural, mas também uma forte componente económica e é, sem dúvida nenhuma, o evento estruturante do concelho ao longo do ano”, sublinha ao “CA” o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro

A 31ª edição da FACECO abre portas às 13h00 desta sexta-feira, 21, estando a inauguração oficial agendada para as 15h00.

A música é um dos grandes destaques da feira, sendo que pelo palco principal vão passar a fadista Sara Correia (sexta-feira, 21, 22h00), os “históricos” Taxi (sábado, 22, 22h30) e Dino D’Santiago (domingo, 23, 22h00).

Durante os três dias vão ainda atuar na FACECO, entre outros, Fil Costa e Pedro Mestre, na sexta-feira, os grupos Jacarandá e Origens no sábado, e os Flor do SW e o projeto RAIA no domingo, além de vários grupos de cante alentejano e DJs.

O artesanato local vai ser uma das componentes principais do certame, com dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo numa ampla zona de exposição organizada pela Associação de Artesãos do Concelho de Odemira (CACO) e que, este ano, contará com “um novo espaço para mostra de produtos locais”.

O certame volta a ser palco de diversas exposições e concursos ligados ao setor pecuário, com destaque para o 34º Concurso Nacional da Raça Limousine, o 26º Concurso Regional da Cabra Charnequeira e o 18º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia.

Está igualmente prevista a realização do 22º Concurso Regional de Mel e do II Concurso de Medronho da FACECO, além de diversos showcookings e momentos de degustação de produtos locais.

O programa da feira inclui também provas desportivas, colóquios e animação de rua.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Vila de Ourique recebe Feira do Livro

Apresentações de livros, espetáculos musicais, exposições ou sessões de autógrafos são alguns dos destaques da 24ª edição da Feira do Livro de Ourique, iniciativa da

Role para cima