A Câmara de Castro Verde entregou neste sábado, 21, os prémios aos três vencedores do “Orçamento Participativo (OP) 2023”, que prevêem um investimento total de quase 50 mil euros.
Na cerimónia de entrega dos prémios, o presidente do município, António José Brito, destacou o facto de a iniciativa ser um “processo de participação pública e democrática”, que teve em 2022 “uma participação relevante” por parte da população.
O autarca acrescentou ainda que, “em quatro anos, o OP em Castro Verde foi um processo importante de participação pública, estando à vista a capacidade de todos de apresentarem ideias diferenciadoras e criativas”.
Recorde-se que a proposta mais votada no OP 2023 da Câmara de Castro Verde foi apresentada por Nelson Lança e visa a aquisição de um biotriturador para destruição de sobrantes. Avaliando em 20 mil euros, o projeto obteve um total de 84 votos.
Em segundo lugar, com 73 votos, ficou a proposta de requalificação da iluminação do Campo António José Marques, em Entradas, apresentada por Nicole Palma, em representação da Sociedade Recreativa e Desportiva Entradense, numa intervenção avaliada em 16.218,14 euros e que acabou por ser a vencedora na categoria das freguesias rurais do concelho.
Por fim, a proposta “Castro Reanima, apresentada por Andreia Alves da Silva e avaliada em 10 mil euros, foi a vencedora na categoria “Proposta Jovem”, com um total de 42 votos.
A edição do OP 2023 de Castro Verde teve início em maio de 2022, com o objetivo “de aproximar os munícipes das políticas públicas municipais através da recolha e integração de propostas de utilidade coletiva nos projetos municipais”, explica a autarquia em comunicado.