Empresa que produz canábis medicinal em Montes Velhos tem novo proprietário

A empresa RPK Biopharma, que produz canábis medicinal em Montes Velhos, no concelho de Aljustrel, mudou de proprietária, depois da canadiana Flowr Corporation ter vendido a Holigen Holdings Limited à Akanda Corporation por cerca de 32,3 milhões de euros.

Em comunicado enviado ao “CA”, a Flowr Corporation explica que o acordo entre as duas empresas foi firmado pelo valor de 35 milhões de dólares, ou seja, cerca de 32,3 milhões de euros ao câmbio atual.

O negócio prevê que a Akanda fique proprietária das instalações que a RPK Biopharma, subsidiária da Holigen em Portugal, tem na freguesia de São João de Negrilhos, no concelho de Aljustrel, com 72 hectares.

A Akanda, empresa internacional de plataformas médicas de canábis e bem-estar com investimentos no Lesoto e no Reino Unido, passa a ser igualmente proprietária das instalações da RPK Biopharma em Sintra, concebidas para produzir “pelo menos duas toneladas de canábis medicinal ‘premium’ de alta qualidade por ano”.

Também em comunicado enviado ao “CA”, a Akanda frisa que o acordo com a Flowr lhe acrescentará “os bens valiosos de cultivo, fabrico e distribuição para acelerar” o seu modelo de negócio.

“A aquisição proposta irá acelerar significativamente o modelo de negócio de cultivo até ao paciente da Akanda na região EMEA [Europa, Médio Oriente e África], melhorando a capacidade da empresa para satisfazer a procura crescente de canábis medicinal e posicionando-a para os mercados de uso adulto à medida que a regulamentação evolui”, reforça.

A empresa sublinha ainda que as agora suas instalações em Sintra e Montes Velhos “irão proporcionar a flexibilidade de capacidade em Portugal para produzir duas toneladas de canábis premium indoor [em interior], mais de 100 toneladas de canábis outdoor [ao ar livre] e mais de oito toneladas de capacidade de produção anual de terceiros”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima