O distrito de Beja vai contar, entre os meses de junho e de outubro, com três meios aéreos para combate a incêndios rurais.
Os meios aéreos chegam à região no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR 2021), que decorre no período de 15 de maio a 31 de outubro.
Segundo adianta ao “CA” fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro de Beja (CDOS), durante o DECIR 2021 a região contará, em maio (Fase II), com 245 operacionais, 64 veículos e um helicóptero bombardeiro médio, já instalado no Centro de Meios Aéreos de Ourique.
Em junho (Fase III) serão 300 os operacionais alocados ao DECIR 2021, juntamente com 78 veículos e três meios aéreos (um em Ourique e mais dois estacionados na Base Aérea 11, em Beja).
De julho a setembro (Fase IV), o CDOS anuncia para o distrito de Beja 334 operacionais, 83 veículos, e três meios aéreos, enquanto de 1 a 15 de outubro (Fase III) serão 249 operacionais, 64 veículos e três meios aéreos.
Finalmente, entre 15 e 31 de outubro (Fase II), o DECIR 2021 contará em Beja com 295 operacionais, 52 veículos e três meios aéreos.
De acordo com o CDOS de Beja, o dispositivo de defesa e proteção da floresta na gestão de incêndios rurais conta com a colaboração dos serviços municipais de proteção civil, “nomeadamente com 36 veículos de transporte coletivo e 88 máquinas de rasto (seis dos municípios e 82 contratualizadas)”.
O CDOS apela ainda “à colaboração da comunidade do distrito na prevenção dos incêndios rurais”, lembrando que “cada cidadão é um agente de proteção civil e todos temos um papel importante na construção de uma comunidade mais resiliente”.