Um total de nove praias do distrito de Beja vai ostentar, neste verão, a bandeira de “Qualidade de Ouro”, atribuída pela associação ambientalista Quercus e que avalia a qualidade das águas balneares nacionais.
O concelho de Odemira é, naturalmente, o que conta com o maior de praias “de ouro” em 2022, num total de oito: Almograve, Alteirinhos, Carvalhal, Farol, Franquia, Furnas e Malhão, assim como a praia fluvial da albufeira de Santa Clara.
Também a praia fluvial da Tapada Grande, na Mina de São Domingos (Mértola), vai hastear a bandeira de “Qualidade de Ouro” neste ano.
Esta disntinção é atribuída pela Quercus às praias que registaram qualidade da água “excelente” nas últimas quatro épocas balneares (de 2017 a 2020), além de não terem registado qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia durante o ano transato.
A Quercus acrescenta que esta avaliação baseia-se na informação pública oficial disponível, “tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes administrações regionais hidrográficas”.