Deputados visitaram Museu Regional de Beja

Dar a conhecer as condições difíceis, “quer ao nível da conservação dos vários edifícios que integram o Museu, quer os problemas ao nível dos recursos humanos”, foi um dos objetivos da visita que os três deputados eleitos por Beja realizaram na passada semana ao Museu Regional Rainha D. Leonor, em Beja.

Pedro do Carmo, Telma Guerreiro (ambos eleitos pelo PS) e João Dias (PCP) estiveram no Museu Regional a convite da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), que assiumiu a gestão deste equipamento em dezembro de 2019.

Segundo a DRCA, “a visita decorreu apenas no Convento da Conceição, núcleo sede do Museu Regional Rainha D. Leonor, contemplando os seus espaços expositivos e de trabalho, de forma a dar a conhecer as condições difíceis quer ao nível da conservação dos vários edifícios que integram o Museu, quer os problemas ao nível dos recursos humanos, quer ainda no que respeita às condições de conservação e salvaguarda do acervo, exposição permanente e reservas e a ausência de espaço de reserva e de inventário do mesmo”.

A reunião de trabalho deu ainda conta aos deputados “da importante parceria estabelecida com o Município de Beja e com a Associação Portas do Território para a promoção da intervenção de conservação do edifício principal do Museu e de outras iniciativas já desenvolvidas pela Direção Regional, no sentido de mitigar os problemas de fundo deste importante equipamento cultural e assinalar a grande relevância da sua ampliação no médio prazo”.

A DRCA aproveitou ainda a oportunidade para destacar a “importância estratégica do apoio solidário dos representantes parlamentares do Baixo Alentejo, na sensibilização para a necessidade da preservação e qualificação deste precioso Museu e respetivos monumentos que o integram e do seu valioso acervo”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima